quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nomes: Iuri, Fernando, Gabriela e Ingrid.
Vitaminas B3 e D.

B3:
Nome químico: Niancina
Importância: Desenpenha importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. Remove substâncias químicas tóxicas do corpo e auxilia na produção de hormônios e esteróides pelas glândulas supra-renais, como os hormônios sexuais e os relacionados aos estresse.
Onde é encontrado: A nicotinamida e o ácido nicotínico são abundantes na natureza. Há uma predominância de ácido nicotínico nas plantas, enquanto que nos animais preodomina a nicotinamida. São encontradas principalmente na levedura, no figado, nas aves, nas carnes magras, no leite, nos ovos, nas frutas secas, nos cereais integrais e em legumes e verduras como o brócolis, o tomate, a cenoura, o aspargo, o abacate e na batata-doce.
A carência provoca: Sintomas como fadiga, irritabilidade, insônia, dor-de-cabeça, depressão nervosa, diarréia e dermatite. A doença causada pela carência é conhecida como Pelagra cuja tríade diagnóstica é composta por dematite, demência e diarréia.
D:
Nome químico: Calciferol
Importância: É uma vitamina que promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, no sistema imune, no coração, no cérebro, e na secreção de insulina pelo quâncreas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cáilcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado.
Onde encontrada: É obtida apartir do colesterol como percursor metabólico, através da luz e o sol e de fontes dietéticas.
A carência provaca: A preciptação e o aumento da osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose em crianças.

Um comentário: