quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vitaminas B6 e K












Grupo 5: Bruna T.mascarenhas, Tanise, Leonardo e Jonas




Vitamina B6
A vitamina B6 é na realidade, um grupo de substâncias: Piridoxina, Piridoxal e piridoxamina. Ajuda na respiração das células e no metabolismo das proteínas . É absorvida no intestino mas diferente das outras desse complexo, não é totalmente eliminada pelos rins, assim fica retida, principalmente, nos músculos.
Essa vitamina ajuda no metabolismo dos aminoácidos, é importante para o crescimento normal e essencial para o metabolismo do triptofano e para converter esse em niacina. Temos um exemplo da ligação que essas vitaminas tem umas com as outras.

Alimentos que contém vitamina B6: Víceras, germen de trigo, aveia, cereais em grão, arroz integral, banana, batata leguminosas, leite, aves, atum, levedo de cerveja, vegetais verdes, carne de boi, porco e frango, fígado, gema de ovo, pães integrais e abacate.
Benefícios: Assimila adequadamente a proteína e a gordura. Ajuda na conversão do trip-tofano, que é um aminoácido essencial, em niacina. Contribui para evitar diversas perturbações nervosas e da pele. Alivia a náusea. Promove a síntese de ácidos nucléicos antienvelhecimento.
Ajuda a reduzir a secura na boca e problemas para urinar causados por antidepressivos tricíclicos. Reduz espasmos musculares noturnos, cãibras nas pernas, dormência nas mãos e algumas formas de neurite nas extremidades. Funciona como um diurético natural.

Falta da vitamina no organismo: A deficiência dessa vitamina é relativamente rara, no entanto, alguns medicamentos como a isoniazida, diminuem as concentrações plasmáticas da piridoxina.
Pessoas com problemas alcoólios e mulheres grávidas, que apresentam pré-eclâmpsia ou eclâmpsia(hipertensão), podem apresentar deficiência dessa vitamina.
Estão sendo feito estudos, para comprovar a eficiência da vitamina, em relação a Tensão Pré-Menstrual.
A falta da Vitamina B6 pode causar dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, além de náuseas e nervosismo.

Excesso: pode causar danos nos nervos dos braços e pernas. O excesso de ingestão de vitamina B6 ocorre geralmente quando a pessoa faz uso de suplementos de vitamina B6. O quadro é reversível, parando o consumo desses suplementos.

Vitamina K


A vitamina K (grupo de vitaminas hidrofóbicase lipofílicas) compreende as substâncias conhecidas como quinonas, necessárias para a coagulação do sangue. A principal composição são as vitaminas K1 (filoquinona), a vitamina K2 (menaquinona), que é formada a partir da ação de bactérias no trato do intestino grosso, e a vitamina K3 (menadiona), molécula lipossolúvel sintética, com propriedade químico-biológica, cerca de duas vezes mais potente que as vitaminas K1 e K2.

Benefícios: Atua como co-fator enzimático da reação de carboxilação, ou seja, introdução de um radical carboxila em resíduos de aminoácidos, especialmente o ácido glutâmico, formando o ácido gama carboxiglutâmico precursor de fatores de coagulação. .

Alimentos que contém vitamina K: Vegetais verdes como alface, couve-flor e espinafre, tomate, castanha-do-pará, caju, batata, óleo de soja, gema de ovo, leite, trigo e aveia.


Falta da vitamina no organismo: Como ela participa na coagulação sanguínea, a baixa quantidade pode dificultar o estancamento de hemorragias.

Exesso da vitamina no organismo: Pode surgir dispnéia, ou seja, falta de ar, dores no tórax em adultos com grande distúrbio de vitamina K1 e hiperbilirrubinemia em recém-nascidos, cujas mães em período gestacional, tiveram tratamento com base na vitamina K3.

Um comentário: