terça-feira, 1 de junho de 2010

Vitaminas B12 e K


Vitamina B12
Conhecida por cobalamina ou cianocobalamina, a vitamina B12 é encontrada em carnes vermelhas, leite, fígado, peixes e ovos.
É essencial no nosso organismo, pois estimula a produção de glóbulos vermelhos (hemácias) e em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucléicos, e alem disso, é necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.
Este é o único nutriente que talvez não seja possível sua ingestão no caso dos veganos e vegetarianos. Inúmeros estudos demonstram que vegetarianos têm níveis sanguíneos mais baixos de vitamina B12. Então, deve ser feita uma suplementação da vitamina antes que a deficiência da vitamina cause anemia. Seu excesso não causa nada.


Vitamina K
Essencial para o mecanismo da coagulação sanguínea, a vitamina K também é necessária para a síntese da protrombina, uma proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina, o componente principal de um coágulo sanguíneo.
As melhores fontes estão nos vegetais de folhas verdes, tais como folhas de nabo, espinafres, brócoles, couve e alface. Outras fontes ricas são as sementes de soja, fígado de vaca e chá verde. Boas fontes incluem a gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, tomates, aspargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne de vaca, de porco, presunto, leite, cenouras, milho, na maioria dos frutos e em muitos outros vegetais.
A carência dela em adultos é extremamente rara e pode ser a conseqüência de doenças em que exista má-função do fígado, má-absorção intestinal, alterações da flora intestinal e/ou desnutrição. Manifesta-se por tendência ao sangramento. O seu excesso em vitaminas K1 (encontrada principalmente nos vegetais e vitamina K2 (75% igual a K1, mas sintetizada por bactérias) mesmo em altas doses, não são tóxicas. Já a vitamina K3 (composto sintético que pode ser convertido em K2) pode causar anemia e lesões ao fígado.
Por Laura Morales, Anna Paula, Isabelle e Gabriel Souza.

Um comentário: