quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vitamina B1 e Vitamina C

VITAMINA B1 -
Nome químico: Tiamina.
Curiosidade: Também é conhecida como a vitamina da disposição, devido aos efeitos benéficos sobre o sistema nervoso e disposição mental, além de ter efeito diurético.
Para que precisamos desta vitamina:
Precisamos dela para crescer, para digerir carboidratos, combate enjôos e aliviar as dores de dentes depois de alguma operação, para conduzir membranas e nervos e na transformação de energia.Estimula o apetite, desenvolve o corpo e desenvolve bem o sistema nervoso, muscular e o coração.
Alimentos que contém vitamina B1:
♦Levedura seca, farelo de arroz, trigo integral,
cereais, amendoim, carne de porco, a maioria dos vegetais, farelo de trigo, leite.
O que a falta pode causar:
♦ Caso haja a ausência desta vitamina no nosso corpo, tais danos como: perda de memória, perda de apetite, fraqueza nos músculos, inflamação de nervos e paralisia nos membros, depressão, perda de energia, etc. Pode causar também uma lesão cerebral irreversível em casos mais extremos.

♦ Como sei se preciso de vitamina B1 no corpo?
Na ausência de vitamina B1 no corpo, reações como: insônia, ‘’stress’’, dor no abdômen, falta de disposição para realizar atividades, problemas de tato, sensação e agulhadas e queimação no pé, falta de concentração e perda de memória.
♦ Em que tipo de pessoas há mais falta de vitamina B1?
A deficiência ocorre frequentemente em pacientes com dependência de álcool, desnutridos, com vômitos freqüentes, pois podem prejudicar a absorção da vitamina B1: o álcool, o café, o cigarro e o antiácido.
♦ Qual a doença mais conhecida que essa vitamina provoca?
Uma das doenças provocadas pela falta da vitamina B1 é conhecida como Beribéri (o que inclui perda de peso, distúrbios emocionais, inflamação e degeneração dos nervos, fraqueza e dor nos membros, períodos de batimento cardíaco irregular e edema), insuficiência cardíaca, distúrbio mental, perda de apetite e de energia. Alguns dos sintomas citados acima.
O que o excesso pode causar:
♦ Que tipo de problemas o excesso pode trazer?
No caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação. Pode causar uma doença chamada Hipervitaminose, ou envenenamento por vitamina, refere-se à condição de armazenamento de altos níveis de vitaminas, que podem levar a sintomas tóxicos. Os nomes médicos das diferentes condições são derivados da vitamina envolvida: um excesso de vitamina B1, é chamado de"hipervitaminose B1".
♦ Em grandes doses o que pode acontecer?

Grandes doses podem interferir no metabolismo de outras vitaminas do complexo B.

Recomendação Pessoal
♦Se você fuma e gosta de bebidas alcoólicas ou consome muito açúcar, precisa de uma quantidade maior de vitamina B1.

♦Se está grávida, no período de amamentação ou tomando pílula anticoncepcional, tem uma maior necessidade dessa vitamina.

♦Algumas pessoas tem o hábito de ingerir antiácido após as refeições, estará perdendo a tiamina que conseguiu do alimento.

♦Em situações de estafa, enfermidade, ansiedade, trauma e período pós-cirúrgicos, a dose de complexo B, que inclui a tiamina, deve ser aumentada.

VITAMINA C –
Nome químico: ácido ascórbico.
Para que precisamos desta vitamina:
♦ Para fortalecer os capilares sanguíneos, para tratar de alergias, fortalece o sistema imunológico, para prevenir gripes, é antioxidante, dá resistência para osso e dentes, facilita a absorção de ferro no organismo, e etc.
Alimentos que contém a vitamina C:
♦ Os alimentos mais ricos em vitamina C são frutas e vegetais. A vitamina C também está presente em certos cortes de carne, especialmente o fígado, dentre as fontes vegetais de vitamina C destacam-se: acerola, frutas cítricas, kiwi, brócolis, papaia, melão, uva, espinafre, manga, batata, tomate, couve-flor, repolho, morango, abacaxi, abricó, melancia, abacate, banana, maçã e pêra.
O que a falta de vitamina C pode causar:
♦ Caso haja a ausência desta vitamina no nosso corpo, tais danos como:
A vitamina C é um nutriente essencial necessário para várias reações metabólicas. Os seres humanos não fabricam vitamina C, a qual é obtida pela alimentação e suplementos vitamínicos. ser um antioxidante, significa que tem capacidade de proteger o organismo dos danos provocados pelo estresse oxidativo.
♦ como sei se preciso de vitamina C no corpo?
Se a pessoa estiver com sangramento das gengivas, anemia, depressão e hemorragia, significa falta de vitamina C no corpo.
♦ Qual a doença mais conhecida que essa vitamina provoca?

O escorbuto é resultante da falta de vitamina C. Sem a vitamina C o colágeno sintetizado é muito instável para desempenhar sua função. Escorbuto ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas. As feridas são mais abundantes nas coxas e pernas. No estágio avançado do escorbuto há feridas supuradas abertas, perda dos dentes, e eventualmente morte. O organismo humano é capaz de armazenar apenas uma certa quantidade de vitamina C, então para que não haja deficiência é preciso ingerir novos suprimentos. Fumar cigarros tem uma relação negativa com a quantidade de vitamina C na circulação sanguínea.
O que o excesso de vitamina C pode causar:
♦ Que tipo de problemas o excesso pode trazer?
O excesso de vitamina C pode causar indigestão, particularmente quando ingerida de estômago vazio. Sinais de intoxicação por excesso de vitamina C podem incluir náusea, vômito, diarréia, dor de cabeça, rubor na face, fadiga e perturbação no sono.
♦ Em altas doses, o que causa?

Quando tomada em altas doses, a vitamina C causou diarréia em adultos saudáveis. Como a vitamina C melhora a absorção de ferro, o envenenamento por esse mineral é possível em pessoas com desordens raras de acúmulo de ferro, como hemocromatose.
Curiosidade: A vitamina C é um nutriente essencial necessário para várias reações metabólicas. Os seres humanos não fabricam vitamina C, a qual é obtida pela alimentação e suplementos vitamínicos.



Postado por: Isabela, Aline, Letícia Rosa e Lorem

Um comentário: