quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vitaminas B9 e K

VITAMINA B9
(Faz parte do complexo B)
Sinonímia: folato, ácido fólico

FUNÇÃO
Metabolismo de compostos de um carbono, sendo essencial para a biossíntese de purinas e da primidina tímica, vital na formação de glóbulos vermelhos (formação e manutenção de eritrócito e leucócito) e conversão de proteínas em energia.
Necessário para o crescimento e divisão celular, recuperação de doenças funcionamento perfeito do trato intestinal. Transmissão de traços hereditários. Aumentam a lactação, pode retratar o embranquecimento dos cabelos se ingerindo junto com a B5 e o PABA. Oferece proteção contra os parasitais intestinais e intoxicação alimentar.

DEFICIÊNCIA
Diminuição do crescimento, anemia megaboblástica e outros distúrbios sangüíneos, distúrbios no trato gastrointestinal, alteração na medula óssea, lesões nas mucosas.


EXCESSO
Interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas.
FONTES
Espinafre, vegetais e folhas verdes, fígado, carne, levedo de cerveja, leguminosas, cenoura, gema de ovo, banana, melão.




VITAMINA K
A vitamina K é o nome genérico para diversas substâncias necessárias à coagulação normal do sangue. A principal forma é a vitamina K1 (filoquinona ou fitomenadiona), encontrada em plantas, principalmente em folhagens verdes. A vitamina K2 (menaquinona) é formada como resultado da ação bacteriana no trato intestinal. A vitamina K3 (menadiona), composto lipossolúvel sintético, é cerca de duas vezes mais potente biologicamente que as vitaminas K1 e K2.
A deficiência de vitamina K não é muito comum, pois a vitamina é bastante distribuída nos alimentos e a síntese da mesma pelos microorganismos do intestino fornece grandes quantidades da substância. Está associada com mal absorção de lipídeos ou destruição da flora intestinal por uma terapia antibiótica contínua.

DEFICIÊNCIA
Tendência à hemorragia.

EXCESSO
Dispnéia, rubor, dores no tórax (na injeção intravenosa de vitamina K1).
Hiperbilirrubinemia em recém-nascidos (cujas mães foram tratadas com vitamina K3).

FONTE
A vitamina K é encontrada em diversos alimentos, principalmente no fígado de porco, alface, couve-flor, espinafre, repolho e em menor proporção nos cereais, como o trigo e a aveia.


Teor de Vitamina K em alguns alimentos
(100 g)
Fonte / µg/100 g
Ovo de Galinha (inteiro) / 50
Gema de ovo de galinha / 147
Clara de ovo de galinha / 0,02
Carne bovina crua moída / 4
Peito de frango cru / 0,01
Fígado bovino cru / 104
Fígado de frango / 80


Grupo: Fernanda, Giselle, Sthéfano e Bruno Rössler

Um comentário: